Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Discussões e tumulto marcam votação do texto-base da meta fiscal

Congresso tenta votar projeto do governo desde o dia 26 de novembro

Publicado por Camilla Galvao
há 9 anos

A tentativa de iniciar a análise do projeto começou em 26 de novembro – um dia após o Congresso concluir a análise de vetos da presidente que trancavam a pauta –, mas por falta de quorum a meta fiscal não foi colocada em votação. A sessão para discutir o projeto foi marcada para 2 de dezembro pelo presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

A sessão de terça-feira (2) teve de ser suspensa. O motivo foi um tumulto iniciado depois que Renan Calheiros determinou a retirada das galerias de manifestantes contrários ao projeto.

Ele deu a determinação à Polícia Legislativa após a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) protestar contra supostas ofensas à senadora Vanessa Grazziotin (PC do B-AM), que discursava da tribuna. De acordo com a deputada, a senadora foi xingada de "vagabunda" por manifestantes, mas, segundo o líder do PSDB na Câmara, deputado Antonio Imbassahy (BA), eles gritavam "Vai para Cuba". Parlamentares foram até o local para impedir que os agentes tirassem os manifestantes e houve empurra-empurra.

Um dos presentes desmaiou nas galerias e acusou um dos seguranças da Casa de usar uma arma de choque para imobilizá-lo. A aposentada Ruth Gomes de Sá, de 79 anos, que também estava no local levou uma "gravata" ao ser retirada das galerias. Ela, que é ligada ao PSDB, prestou queixa na polícia contra a truculência.

Com o tumulto, o presidente decidiu retomar os trabalhos na manhã desta quarta-feira (3).

Para a continuidade da reunião, Renan Calheiros fechou o acesso às galerias do plenário, o que provocou protesto do lado de fora do Congresso. Um cordão foi montado na área externa do Congresso, mas, mesmo assim, houve confusão logo após a chegada do senador Aécio Neves (PSDB). Manifestantes tentaram furar o bloqueio e acessar o prédio.

O cantor Lobão chegou ao Congresso por volta do meio-dia, 1h30 após a retomada da sessão, e conseguiu acesso. "É inadmissível o pessoal não entrar. Isso é uma ditadura. Se eu entrar, todo mundo tem que entrar. Se eu entrar com privilégio, eu sou o presidente e não o povo brasileiro", protestou.

Por volta das 18h30, o Congresso Nacional decidiu manter os dois vetos presidenciais que trancavam a pauta do plenário e abriram caminho para a análise e votação da flexibilização da meta fiscal, encerrada já na madrugada desta quinta-feira (4).

Às 3h45, o Congresso aprovou o texto-base da nova meta fiscal. Quatro destaques teriam que ser votados. Mas no último, a oposição manobrou ao perceber que muitos parlamentares tinham deixado o prédio e pediu verificação de quorum, impedindo a votação. A sessão foi encerrada sem concluir votação do projeto de meta fiscal. A sessão será retomada na próxima terça (9).


Fonte: http://g1.globo.com/política/noticia/2014/12/discussoesetumulto-marcam-votacao-do-texto-base-da-me...

  • Publicações9
  • Seguidores231
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações108
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/discussoes-e-tumulto-marcam-votacao-do-texto-base-da-meta-fiscal/155146031

7 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O povo brasileiro terá que rever seus conceitos e valores, ao eleger seus representantes nas próximas eleições, se o Congresso que os representam votarem a favor desta meta fiscal da presidenta. Vamos esperar para ver em que dá tudo isso, e esperar qual será a reação da população. continuar lendo

Na "Minha" opinião aprovar esta alteração é assinar uma declaração para a PresidentA e seu partido que eles podem fazer aquilo que quiser! continuar lendo

fiquei até as 5:00hs da madrugada passando raiva com isso, seria interessante que os eleitores elegesse um presidente de partido diferente e votasse a maioria em deputados e senadores da oposição quando eu falo em oposição de verdade e PT E PSDB ou vice versa porque os outros vão se vender por cargos do governo quanto maior a oposição mais difícil a aprovação de projetos como esse da Dilma que gasta muito e só quer pagar o mínimo. continuar lendo

Oh céus! Que vergonha de ser brasileiro... continuar lendo

Lastimavel ;“Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem…” (Jr 17. 5). continuar lendo